Páginas

sexta-feira

A alegria das minhas manhãs

Descobri há uns dias que as andorinhas finalmente chegaram e fizeram ninho no beiral da minha varanda. Até fiquei comovida! Elas passam as manhãs a entrar e a sair, e povilham as minhas auroras com sons vindos do sul... -sim eu tenho um quê de Mafalda Veiga-.
Só ainda não consegui apanhá-las com a minha objectiva.

emagrecer

Uma das coisas que a minha nutricionista me ensinou foi que para fazer dieta não temos de andar insatisfeitos com o que comemos. Assim, devemos ser criativos e achar novos alimentos ou comidas que engordem menos e nos satisfaçam por completo. É por isso que na consulta de nutrição fazemos uma lista de alimentos de que gostamos e outra de alimentos que odiamos. Devemos perder tempo no supermercado e se possível visitar uma loja gourmet.
A lista de alimentos de que gostamos passa pela aprovação da nutricionista e a dieta é desenhada (e redesenhada quantas vezes forem necessárias) para que a dieta não seja um suplício. Eu já fui encontrando alguns alimentos que não tinha por hábito comer e agora fazem parte do meu menú: Pão com tomate ao pequeno-almoço, iogurte com mel e nozes, 1 taça de melância, gelatina, legumes assados com ervas(cogumelos, beringela, espargos verdes, courgette)... quem disse que a dieta tem de ser um sacrifício?

quarta-feira

escrita em dia

Agora que o meu portátil voltou para as minhas mãos, e com ele todos os exercicios de Escrita Criativa, volto a escrever como se não houvesse amanhã.
Aqui fica o desafio nº1: Escrever uma história só com palavras começadas pela letra C. Sem limite de palavras.

terça-feira

A outra bebé...

A Fiona. Tem agora 9 meses. No ínicio tivémos receio que esta brincalhona (e bruta) não reagisse bem à chegada da Cat. Fizemos o que nos indicaram... o Paulo trouxe uma fralda de pano da maternidade, onde a Catarina tinha dormido e deu-a à Fiona. Ela cheirou intrigada e aceitou o presente. Quando a Catarina chegou a casa e ela viu que "aquela coisa" se mexia... ladrou-lhe e depois, curiosa, cheirou-a toda. A partir daí adoptou-a de tal forma que temos de tirá-la à força do nosso quarto, pois ela insiste em querer dormir de baixo do berço da Cat. É a primeira a levantar-se para ir em socorro da Catarina, quando ela começa a chorar. Passou a ladrar à porta quando ouve algum barulho nas escadas e depois de feito o seu dever, volta para o pé da bebé. E ganhou uma delicadeza que não lhe conheciamos.
Estou tão orgulhosa da minha cadela.

hoje estamos assim...


A dieta continua...

E agora descobri mais um mimo, low fat: Cevada Latte!
É que nestes dias de dieta dei por mim a desejar ter um starbucks perto de casa. Na falta do mesmo, inventei o Cevada latte (pensal + leite magro + adoçante + gelo).
Também desejei o típico bolo de banana, que peço sempre que estou no starbucks, mas para isso não consigo arranjar um substituto que não engorde.
Volto a pesar-me na próxima segunda-feira.

segunda-feira

65 quilos and going down (10 to go)

Fui pesar-me hoje e a dieta tem feito os seus efeitos. Só me portei mal no sábado, porque a minha amiga Rita veio cá casa cozinhar-me umas massas com molho de tomate fresco, manjericão e alecrim... impossível resistir e não repetir. Bom, como já tinha feito o estrago comi pudim e areias com o café. Mas ontem voltei ao regime. Continuo motivada, tanto pelo ponteiro da balança como por todas as minhas roupinhas lindas que ainda não voltaram a servir-me.

sábado

iogurte de mel e nozes

A melhor parte desta dieta... não é lá muito light, mas comido pela manhã dá-me tempo para gastar as calorias. É o meu mimo diário.

Back on my feet again

Também ainda não tinha podido mostrar ao mundo como os meus pés voltaram a ser singelos.

Mini journals

Quando gosto realmente de uma coisa, não consigo comprar apenas uma unidade!

Quantos passos vais dar...

no sentido certo? Quantos caminhos vais conhecer que são os correctos? Que desvios vais fazer sem te aperceberes? Vais subir ou vais descer?
Entra na porta, sai pela janela, corre na poeira, dobra as esquinas e salta as barreiras com um sorriso nos pés.
E dança esta vida, amor.

A colcha de remendos

Ficou acabada uns dias antes da Catarina nascer... mas só agora consigo mostrá-la ao mundo. Ponto por ponto cosida à mão. Uma máquina de costura nova será o próximo investimento, até porque agora quero fazer uma para o meu quarto (tamanho grande) e duas mantinhas para a sala. Se lhe apanho o jeito, até ao Natal faço uma a cada amigo mais chegado.

sexta-feira

Hoje é dia de Sto. António

E este santo sempre me acompanhou. Posso até dizer que já operou alguns milagres. Para além de casamenteiro é o santo das cousas (causas) perdidas. A minha avó materna ensinou-me um responso, que só utilizei em momentos complicados. Tenho realmente fé nele. Nunca me falhou.

Faltam 22 dias para a FIA

É de 05 a 13 de julho, na Fil. O ano passado fui e amei. Quero ver se não perco este ano. Até já negociei com o meu marido... deixo leite suficiente para ele dar à Catarina e vou para lá uma tarde inteira.

quarta-feira

A palavra portuguesa

Sancha Trindade, minha hómonima de apelido, é o rosto da criarte. O projecto coloca a língua portuguesa, através de citações dos maiores nomes portugueses, em t-shirts e blocos de notas. As fotografias são da própria Sancha. Um sucesso.

Guias convida

Já falei deles neste blog, mas agora há mais uma razão para os nomear. Para além dos bairros de Lisboa, os guias convida deram início à edição Cascais/Estoril. Assim já anda por aí um lindo guia, da minha terra. Mais uma vez merece os parabéns pelo grafismo. Bora à procura!

Arte personalizável



A ideia já não é nova e a wonder já existe há algum tempo. Um dos mentores deste projecto, Luís de Barros, o fotógrafo, foi meu professor na universidade... se bem me lembro ele dava a cadeira de Teorias da Cultura. Nesta e noutras cadeiras discutiamos sobretudo a arte, a cópia, o aqui e o agora, a reprodução, o simulacro, a redundância e a entropia. Tenho saudades deste tempo.

Creio que foi ele o responsável por uma obra que deu que falar, que esteve patente no Experimenta design, há uns aninhos, em que se sobrepunha a fotografia da Lili Caneças e da sua filha Rita... à medida que passavamos pela instalação, qual régua da primeira classe, a imagem de uma ia transformando-se na da outra.

Bom, na Wonder, podemos solicitar uma obra de arte com o nosso rosto, ao género Andy Warhol. Ou então escolher um fundo retro e pedir que nos pintem os lábios. As opções são imensas. Também há t-shirts de edição limitada, blocos de notas e de desenho, isqueiros, pin´s, almofadas, carteiras e sacos, martelos, capacetes, etc...

terça-feira

pela vida das palavras



Existe um jogo muito giro chamado "fridge poetry". Tal como o nome indica é a poesia de frigorífico. São 440 palavras com íman, para baralhar na porta do electrodoméstico. Finalmente descobri o site. Lá também encontramos as "stone words"... para o mesmo efeito, mas no jardim.

E encontrei o jogo, realizável na internet, aqui.


Faça um favor a si mesmo e escreva!

O menú de hoje

Pequeno-almoço
café com leite
tapas de creme fraiche, tomate e funcho
1 maçã
Meio da manhã
1 biscoito integral de limão e erva doce
Almoço
Sopa de espinafres
Salada mediterrânea com frutos secos
Lanche
Salada de fruta
Jantar
Sopa
Bacalhau com natas (pouco)
Salada de tomate
Ceia
1 iogurte magro

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails