Páginas

segunda-feira

Hibiscus Way


Finalmente de férias a Sul. A Cat está a adorar o tamanho da cama (muito maior do que a nossa) e o papá a tomar banho de mangueira, nu, no quintal. Mais uma coisa para agradecer a esta vida... poder tomar o meu café da manhã, sentada num alpendre a cheirar a hibiscos.

quinta-feira

3 meses

É incrivel como estas criaturinhas crescem e se desenvolvem em tão pouco tempo. A minha filha começou há uns 15 dias a balbuciar os primeiros sons e a rir-se para nós. Durante estes 15 dias introduziu no seu vocabulário novos fonemas e ditongos. Começou por ser apenas "Aaahhh" e "Grrrrr". Agora já diz "Buuuu", "Uaaaa", "Buuaaauu", "Gulhé", "Reiii", "Munhé" e "Meee".
Também o riso teve uma evolução tremenda. Começou por esboçar sorrisos tímidos e quase inconscientes, mas agora já usa o sorriso aberto deliberadamente para nos seduzir e pedir coisas. E hoje deu as primeiras gargalhadas, por causa da Fiona que andava às voltas dela a brincar, e de cada vez que ela passava com o seu rabito de espanador a provocar um ventinho, ela desmanchava-se a rir. Uma doçura.

quarta-feira

Octopus amorosis



É a primeira boneca de trapos da Cat. Foi feita por mim, totalmente cosida à mão - sim ainda não tenho a máquina de costura -. É uma polva e é como eu: é estrábica e na prática tem seis braços que fazem tudo o que é preciso para tratar dela. Quando lha dei ela riu-se, abraçou-a e começou a mamar-lhe nas patas.

terça-feira

MOHAMED ELMASSERI


Estão abertas as inscrições para o 7º curso intensivo de verão de dança oriental, pela mão do meu querido professor Mohamed Elmasseri. O curso decorre de 1 a 14 de Agosto, no Ateneu Comercial de Lisboa (ao lado do Coliseu) em três turmas e o preço é 85 Euros... O resultado é garantido, no dia 14 saberão dançar como uma odalisca.

Eu tenho muitas saudades das minhas aulas (o ano todo - 30 euros/mês), mas agora a minha barriguinha ainda precisa de muitos abdominais até poder dançar de novo.
Para mais informações: Aqui.

Iogurte caseiro

Fiz o meu primeiro iogurte em casa - não, não estou a enlouquecer... apenas à procura do sabor do verdadeiro iogurte, como o que comia em Marrocos todas as manhãs: consistente, sabor forte, levemente azedo.

Aqui fica a receita dada pela minha sogra


Meio litro leite magro
duas colheres de sopa de iogurte natural


Aquecemos o leite numa caçarola até quase ferver (momento em que começa a soltar os vapores e cria bolinhas no bordo). Deixa-se arrefecer durante 10 minutos. Com a ajuda de uma tijela separamos um terço do leite e aí misturamos a primeira colher de iogurte. Voltamos a juntar tudo na caçarola, mexendo bem. Repetimos o processo com mais uma colher de iogurte. e voltamos a juntar tudo mexendo bem. Deitamos o preparado em copos largos ou boiãos de doce e vai tudo para dentro do forno (desligado, é só para manter a temperadura nos 25º / 30 º) durante 6 a 8 horas. Eu fiz durante a noite... de manhã tinha o meu pequeno almoço pronto. Esta quantidade deu para 3 iogurtes grandes (+- 175ml) cheios de bactérias boas para o organismo. Esta é a receita base, mas podemos juntar açúcar, fruta madura, cereais ou ervas aromáticas.

quinta-feira

Chá das sete

Tenho saído com a Cat, ao final do dia, para uma ida ao jardim. Vou empurrando o carrinho até ao jardim do clube do lago, onde a minha amiga Cláudia tem uma casa de chá. Ali passo uns momentos fabulosos, entre os sons da água a escorrer para o lago, sapos e passarinhos. Como ela adormece profundamente consigo ler um bocadinho e, em paz, beber o meu chá. Podemos dizer que neste momento a minha vida é um autêntico luxo.

Para trabalhar

Estão cruas, prontas a ser trabalhadas. Vou fazer delas umas pulseiras collage, pintadas à mão, númeradas. Prometo fotografias das mesmas assim que fiquem prontas. Depois partem para o sitio onde vão encontrar novos braços... shiiiiu... ainda não se pode dizer!

Enquanto as há...

É melhor comê-las. Este é o lado bom da perecidade das frutas de época... nunca se sabe quando é que chegamos à mercearia e já não há mais. Se reflectirmos um pouco nisto, são ainda mais deliciosas.
A flor foi roubada, para a fotografia, ao ramo que me ofereceu a minha amiga Renata. Ela foi a primeira pessoa a contribuir para o acervo de Inverno da Cat: uma casaquinho de malha, cor-se-rosa lindo.

From India with talent


Os novos Carimbos.

2 meses e meio

A minha filha é a maior fonte de alegria. Eu sei que isto é um cliché, mas eu nunca me senti assim a morrer de paixão por ninguém. Ela já emite sons, ri-se muito quando a emitamos, faz expressões muito específicas que me deixam num total êxtase. Todos os dias lhe conto uma história, mostro-lhe imagens e ponho-lhe música. Por exemplo, ela não gosta nada de Ornatos Violeta ou Clã, mas adora Air e Zeca Baleiro. Para a acalmar gosta que lhe cante Marisa Monte e adormece profundamente com Jane Moinet. É uma eclética.
Ás vezes dou por mim com os olhos inundados de água, com as minhas pestanas a afogarem-se na lamecha, mas é assim. Creio que todas passamos por isto.

segunda-feira

Domingo


E no domingo levámos a Cat a visitar a vovó. à chegada o meu sogro tinha preparado um super pudim de ovos... do qual comi um pedacinho (tinha vontade para o comer todo). Também me pesei lá: 63 quilos, mas há quem diga que aquela balança é uma optimista.

Aqui fica a receita do pudim:
4 ovos inteiros
1 litro de leite
4 colheres de açucar amarelo
e o sumo de meio limão

Misturar tudo e levar ao forno num pirex untado de caramelo, em lume muito baixinho - 100º - durante 50 minutos. Para quem está em dieta pode substituir-se o leite por leite magro e o úpor adoçante. Fica igualmente bom.

A melhor surpresa


da Fia foi conhecer a Vânia Kosta. Criadora de personagens inteligentes, com olhinhos expressivos... parece que a qualquer momento podem começar a falar conosco. A artista, que aliás é lindíssima, deixou-me fotografar a mala que continha alguns seixos de pano intitulados de "Desejos lançados ao mar".

Fat quarters


para uma nova colcha de remendos (e responsos, e recados) para a Cat. Os tecidos também foram comprados na Fia 2008, na Arco Íris a metro.

Para além dos Galos


de Barcelos, também há os coretos cheios de côr.... e relicários.
Lugar de Santo Amaro
Galegos Santa maria
4750-462 Barcelos
253 841 785

Combate ao frio...


e à desertifcação. A D. Maria da Anunciação é a obreira destas preciosidades. É um gosto vê-la trabalhar... nem precisa de olhar para o que está a fazer. Contou-me que esta cooperativa de Relva - Castro d'Aire deu cursos nestas actividades, "mas as raparigas já não querem aprender". Eu digo que é uma pena... Se não tivesse a Cat em casa à espera, ter-me-ia sentado ali a aprender como se faz.
Contacto: 232 373 205

Fia 2008



Na Feira internacional do Artesanato (na Fil), as bancas que mais me agradam são as dos Russos. Não têm loja, nem site na internet, não têm blog... e não gostam muito que fotografemos as matrioscas deles, mas com jeitinho consegui fazer estas fotos tão bonitas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails