Páginas

domingo

O resultado final







Com o mocho sábio e o sapo falador. O primeiro tem penas de bronze e cobre, o segundo é viscoso cheio de brilhos. Falta só desenhar o cogumelo... que pode ser alucinogénio, ou não!

O passo a passo







Começou tímida, tardia, mas aos poucos fui-lhe dando forma, fazendo bruxedos, deixando recados, encantamentos, dedadas e significados escondidos. A árvore que eu quis fazer para a minha filha está pronta. Foram muitas as pessoas que se ofereceram para me ajudar: a minha amiga Rita, o meu cunhado (obrigado a todos)... mas esta é daquelas coisas que uma mãe tem de fazer sozinha. Agora falta começar a esponjar o céu que vai ocupar todas as outras paredes do quarto dela, em azul, prata e purpurinas.

sábado

como é que conseguimos?

às vezes dou por mim a perguntar-me como é que conseguimos ser... mulheres... depois de ter acordado de três em três horas para dar o biberão, mudar uma fralda a meio da noite, acordarmos com a aurora, já sem forças e vestirmo-nos, e vestirmos a filha, comermos e dar de comer à filha, passear a cadela, levar a criança à escola, em segurança, apanhar os transportes para o trabalho, com o almoço pronto no tupperware, chegar a horas, ser excelentes no que escolhemos como profissão, preparar as reuniões, brilhar nas reuniões, cumprir promessas e prazos profissionais, ser boa colega, boa assessora, à hora do almoço tentar ser boa amiga e fazer uns telefonemas e mandar umas mensagens de consolo, é caber dentro de um 36, ter a agenda organizada e os contactos actualizados, saber sempre como resolver um problema, e resolvê-los todos mesmo que isso implique ficar a trabalhar até mais tarde, voltar a casa, nos transportes, com o tupperware vazio, dar banho à filha, a sopa, a papa, limpar o vomitado, fazer o jantar, arrumar a cozinha, meter a louça na máquina, estender a roupa e preparar o tupperware para amanhã, mudar outra a fralda, vestir outro pijama à filha, brincar, contar a história, acalmar a birra de sono, esterelizar os biberãos, levar a cadela à rua, e quando a casa sossega, retocar o verniz, enquanto se dá alguma atenção à cadela, fazer a depilação, tomar um banho e se ainda houver forças fazer amor com o marido, que também trabalhou, em dois sitios, foi buscar a filha, ajudou em tudo isto, passou a ferro, foi pôr o lixo, separou a roupa por cores, aspirou a casa e foi buscar o carro à revisão, passou pelas finanças mesmo antes delas fecharem.
Como é que conseguimos? Ser mulher é isto... e em saltos altos! É cozinhar com amor e arranjar forças onde já não há, e tempo onde não existe e ser criativa no trabalho e a gerir o dinheiro, é sentir uma felicidade imensa quando a nossa filha se ri para nós mostrando o seu primeiro dentinho e uma paixão gigante pelo homem que por nós faz qualquer coisa.
Ser mulher é isto.
Ser mulher é isto.

terça-feira

e...





como passei o dia numa espera infernal decidi vir a passear até casa, pelo paredão, cascais-monte do estoril.

Segurança social


Hoje passei a maior parte do meu dia na segurança social de cascais... cheguei lá às 09 e tal e tinha 96 pessoas à minha frente. Deu para tirar algumas conclusões sociais... as pretinhas e as brasileiras são as mulheres mais elegantes do sítio, os homens de leste os mais dorminhocos e a mulher portuguesa, na generalidade... está obesa, ali e em qualquer outro lugar.

Guincho clássico




Prometi a mim mesma que, quando a Cat fosse para a creche, iria passar algum tempo de qualidade com a outra bebé. Ela tem sofrido muito, especialmente nas últimas semanas que não tenho conseguido sequer levá-la ao seu passeio matinal.

Fí-lo na semana passada - um passeio no paredão - e ontem - Guincho.

Na semana passada, no paredão ela perdeu-me de vista algumas 50 vezes, ia atrás das outras pessoas, depois parava à minha procura, atirava-se às lambidelas a todos os carrinhos de bebé... e depois "Ah olha lá vem a minha dona!". Também soltou a correr pelo pontão batido pelas ondas, a espantar gaivotas e eu, de coração nas mãos, a chamá-la, em vão, contra o vento.

Ontem, no guincho, correu louca pela areia, descobriu nudistas atrás das rochas e desafiou-nos a atirar-lhe barrotes do tamanho de um tijolo.

Foram dois dias muito felizes para ela.

domingo

Biscoitos de canela e laranja


fí-los pela primeira vez, no outro dia quando o Paulo foi organizar uma festa. Ele ia voltar tarde e, eu sei, com fome.


E é assim:
3 ovos
125 açúcar
3 colheres de sopa de becel
400 gramas de farinha
Canela q.b.
raspa e sumo de uma laranja


Reza a receita uma ordem específica para cada ingrediente, claras em castelo e tal,... mas eu atiro tudo lá para dentro, com a excepção da farinha que só entra no fim e, deito-lhe os dedos e amasso durante uns minutos. Umas bolinhas num tabuleiro untado, forno baixo (150 º) durante 20 minutos e está feito.
O ingrediente secreto, muito amor.

sexta-feira

daqui a 15 dias

Começo a trabalhar daqui a 15 dias e não me sinto nada preparada para voltar a viver em modo fast, a pintar as unhas de vermelho e calçar os saltos de dez centímetros.

E os novos colares





Os novos brincos





Audrey Hepburn, Mary Poppins, Sofia Loren, Mr.T, Tin Tin e Milu. Mas também há com o Alf, Macgyver, Popeye e Olivia Palito, Rambo, sitio do pica-pau amarelo...

segunda-feira

...

Passos calados, o ranger dos móveis, um sussurro no escuro, um suspiro, um segredo ao ouvido, o beijo roubado, a gargalhada na almofada, a tua sombra, a minha sombra, um rubor de orelhas que as incendeia, os lábios acesos, e o coração bater descompensado, a pressa e o compasso de espera. O corpo a corpo, a presença, a pertença.
Morrer de amor no escuro e renascer na manhã seguinte.

uma semana

de creche e já estamos as duas com uma gastrointerite... cada uma a vomitar para o seu lado!!!!!!!!!!!

domingo

Na Creche

A minha filhota foi para a creche durante toda esta semana e eu fui com ela. Passei lá uns bocadinhos, mais para a minha adaptação do que a dela. Ela está perfeitamente enturmada, adora as educadoras e porta-se lindamente. Tem aulinhas de música e um plano diário de estimulação psico-motora e de actividades lúdicas programadas a pensar no melhor para eles. A moradia foi toda recuperada por um arquitecto, a cor, luz natural e a boa energia fazem parte da decoração. A minha pequenota está feliz e até já lhe noto diferenças no desenvolvimento. Está mais desenvolta, mais autónoma, mais interessada.
A parte negativa...? A fortuna que nos custa todos os meses.

Antes e depois



A cozinha já começa a estar compostinha! Primario e tintas Cin. Beje Alcântara.

gostava

Gostava que o meu cheiro fosse a bolos acabados de sair do forno e que a minha pele sobesse a manteiga de amendoim.
Gostava que a minha mão escrevesse como escreveu o Alexandre O’Neill.
Gostava que à minha passagem se ouvisse Ali Farka Touré.
Gostava que o meu abraço tivesse o conforto de uma cama quente numa chuvosa manhã de domingo.
Gostava que o meu beijo sobesse a brigadeiros.
Gostava que o meu coração batesse sempre, como quando oiço “a Portuguesa”.

Gostava de saber perdoar como sei agradecer, gostava de esquecer como sei lembrar. Queria sentir compaixão quando sou invadida pelo orgulho e pela raiva. Gostava de nunca sentir pena.

Gostava de me encontrar numa qualquer esquina e convidar-me para um café. Gostava de me fazer tantas perguntas e terminado esse encontro, não mais perder o contacto.... Quem sabe, namorar-me e talvez casar!

sábado

...

Obrigado amor por seres o meu porto quando o mar está irado, por seres a minha rede quando a corda está bamba, por seres o meu tronco mais forte e resistente. Tu desdobras-te, reinventas-te e superas-te, só por nós. A minha filha tem o melhor pai que podia ter.

terça-feira

5 meses

a minha filha faz hoje 5 meses. Também foi hoje que a vi a transferir objectos de uma mão para a outra, pela primeira vez. Há uns dias atrás descobriu que tinha pés e por isso agora passa os dias agarrada, aos linguados, ao dedão grande. Começou a dormir como eu, de barriga para baixo, com a perninha de lado em forma de 7. E anda em treinos diários para começar a gatinhar e a sentar-se sozinha. Faz festinhas de verdade, e às vezes excita-se e aperta-nos o nariz com força. Há uns dias disse mama, mas claro que foi inconsciente. Na verdade, o que ela começou a fazer foi a repetição de fonemas: mama, dada, meme, bubu.
Por agora só fica a minha angústia... daqui a 5 dias vou com ela para a creche. Vamos fazer uma adaptação progressiva, nos primeiros dias comigo lá e, a pouco e pouco, deixá-la ficar. Parte-me o coração ter de me separar dela. Mas por outro lado anseio muito esse dia pois será o dia da minha liberdade condicional. Acho que já nem sei andar sozinha na rua!

Sem trela

Foi preciso quase um ano para conseguir confiar nela o suficiente para a soltar, mas agora que a vejo assim tão feliz, gostaria de ter confiado antes. Salta muros, arranja pauzinhos e pede-me para atirar, entra nas casas das pessoas e depois - da minha vergonha a chamar por ela aos portões - volta com ar de sarilhos.

Anda sempre à procura dos seus amigos: o Patolas, o Pipo, o Simão, o Manjerico e a Estrelinha e namora com eles independentemente se é macho ou fêmea. A minha cadela é muito à frente.

para as iniciações de reiki

criei o meu terceiro blog. Oficina interior. Aqui vou disponibilizar informação útil sobre reiki, as iniciações, meditação, arteterapia e psicoterapias naturais. Aqui os meus alunos podem retirar as informações genéricas sobre o caminho espiritual através do Reiki e colocar as suas dúvidas.

As obras em curso

já estamos a viver nesta casa há mais de um ano e ainda agora ando a desfazer caixotes da mudança, a deitar coisas fora e... a pintar paredes. há dias em que gostava de ter a casinha já pronta, mas na verdade assim tem mais graça. Há sempre tanto que fazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails