Páginas

quarta-feira

Tenho estado com uma Portugalitite Aguda

Na semana passada tive uma reunião com uma senhora espanhola, de uma instituição que devia prezar pelas boas relações entre os nossos dois países... mas não vou falar dessa reunião (muito!).

Vou falar do que ela provocou em mim: para além da azia, um enorme amor pela minha Pátria, um orgulho desmesurado por ser portuguesa, uma paixão pela minha Língua e pela forma particular de ser Tuga! E disse à señorita que assim era, não porque uns ou outros fossem os melhores, mas exactamente porque somos diferentes, muito diferentes... tão diferentes que só comparáveis pela diferença!

Sim, não temos tapas nem boquerones, não temos uma marca de automóveis, nem um espanhol na lista dos 10 mais ricos da Forbes, nunca recebemos um Óscar, não temos nenhum realizador ou actriz em Hollywood. Não temos uma marca de roupa, pizza ou de estética disseminada por todo o mundo... é verdade.

Mas temos orgulhosamente pastéis de bacalhau e rissóis; já tivemos uma marca de automóveis; O Belmiro faz tão bem as coisas que os espanhóis compram no Continente em Espanha a pensar que a marca é espanhola. Os nossos vinhos são melhores, a provar: Quinta do Côtto, Quinta do Crasto, Quinta da Silveira e Guarda Rios; E ainda temos um vinho que é verde!

Não temos um Óscar, e na verdade também não temos um Nobel, porque eles ficaram com ele (Assim como assim, Saramago, espero que desejes ser enterrado por aí! De ti só queremos que te mantenhas vivo e escrevas, e ficamos com a teoria de que o Cristóvão nasceu numa terra perto da tua). Afinal lembrei-me e temos duas marcas de roupa disseminadas pelo mundo inteiro: a Lanidor e a Fly London. E o Nicholas Cage só oferece sabonetes Arch Brito aos amigos no Natal. E o Paul Auster só usa cadernos Emílio Braga. E a Delta cafés não despede trabalhadores!

E ainda: conseguimos falar línguas estrangeiras como ninguém; temos uma palavra chamada "saudade"; temos um FADO; Pão de Mafra; tortas de Azeitão, queijo da Serra e da Ilha; Na rua andamos sobre obras de arte desenhadas na calçada; Uma guitarra con nuestra nacionalidad e já agora o registo do que tocou o Paredes. Os táxis são quase todos Mercedes. Eléctricos amarelos e velhinhos (giríssimos); Vinho do Porto e da Madeira, Francesinhas, Pastéis de Nata; Um galo colorido (ao invés do touro chunga e gigante que só revela pilinha pequena e mão leve!); Fizemos uma revolução sem matar ninguém; E não nos odiamos uns aos outros! Temos o Santo António e os manjericos, Filigranas e por enquanto loiças da Bordalo Pinheiro; Bicas e cimbalinos, garotos e cariocas, galões e meias de leite, curtas e italianas, escaldadas e pingadas e outras mil maneiras de pedir café.

E last but not the least (bem pronunciado): O Cristiano Ronaldo, a quem nuestros hermanos (também bem pronunciado) terão de pagar uma fortuna que só pesará a favor na nossa balança comercial!

E pronto por hoje fico por aqui, mas prometo voltar ao assunto... entretanto, democraticamente depois deste monólogo, proponho o debate. Quão diferentes, não é? Ponham essas cabecitas a pensar.

quinta-feira

Lisboa, outra vez


Fui à baixa para uma ronda às retrosarias, abastecer-me de material para trabalhar. Escusado será dizer que desgracei o meu orçamento. Mas fiquei certa que é impossível ir por Lisboa sem ir fotografando. Sou muito apaixonada pela minha cidade.

Novidades na Loja





Hora de ir às compras... aqui!

terça-feira

Nós


Foi com muita emoção que este sábado saí à rua para ir comprar o i. Esperava com expectativa a revista "Nós". Eu explico a minha ansiedade: sou uma orfã assumida do DNA. E sinto que voltei a ser adoptada!
Estou novamente fã, da primeira à última página, de uma publicação. O papel é uma delícia, a côr e o grafismo espevitam o mais sonolento dos domingos. Estava desejosa que a Cat fosse fazer a sestinha para ter o meu momento: chorar com a Sónia Morais Santos e reflectir com o MEC. As fotos do Augusto Brázio quase me tentam a enfiar uma tesoura no 1º coleccionável e decorar mais uma parede da sala. Aliás, decidi que vou passar a comprar 2 exemplares por fim-de-semana, um para assassinar à tesourada e recortar o que me apetecer e outro para guardar religiosamente e deixar em testamento à minha filha.

Vamos ter, pelo menos, 49 semanas mais felizes. - E com esta volto a fazer corar o Pedro Rolo Duarte. -

Work done



Lembram-se dela? Pois já renasceu e ficou mesmo, mesmo parecida com as "primas" carrísimas da empresa portuguesa (sediada em londres) Homes in heaven.

Voodoo e Patine a costumizar velhos cacos desde 1994!

quinta-feira

Confissões de uma craftaholic

Podia ser o título do blog de qualquer uma de nós, que trabalhamos, somos mamãs e ainda temos jeitinho e tempo para fazer coisas giras. Esta Craftaholic faz tricot como ninguém, faz uns carimbos fabulosos e no seu blog, partilha dicas e tutoriais. E é linda não é? Tem um quê de Frida.

quarta-feira

Prenda do dia da mãe


Vai comigo para todo o lado. Pareço uma nova-iorquina! Café quente a toda a hora... um balde dele.

Não se entusiasmem...




foram feitos de encomenda e já estão vendidos!
No entanto vai sair nova fornada de matrioscas, geishas, de freaky birdies e elphants e, uma nova e extensa Diva's series.

segunda-feira

Hoje descobri...

o que seria o meu emprego ideal: voltar ao jornalismo e trabalhar com o Pedro Rolo Duarte, no formato novo que aí vem! É que nós, portuguesas somos... sonhadoras.
E quem sabe?! Num instante, tudo muda!

Novidades

na loja.

Isto é o que acontece...

quando se anda com demasiadas coisas na cabeça, e não nos lembramos se já pusemos detergente!

sábado

1 ano


Dia 30 a Cat fez um ano. Como é que é possível já ter passado um ano desde que ma puseram em cima do peito, para eu a ver e as lágrimas começaram a correr-me cara a baixo, sozinhas como se tivessem vida própria? Se tivesse que reduzir a minha vida a um momento, seria aquele.

Ela mudou tanto... nasceu chinesinha e gorda, hoje é uma magrelinha, barriguda e cabeçona e os olhos começam a amendoar. Continua loura (e eu tão morenaça!) e quase sem sobrancelhas, mas as pestanas estão a crescer fortes e pretas, como as minhas.

Canta o dia inteiro; fala conosco, na lingua dela, que a Fiona parece perceber; vai à sucapa fazer disparates, espreitando pelo rabinho do olho, para ver se não a descobrimos a abrir o eco-ponto ou a mastigar os brinquedos da cadela. Já tem um vocabulário de 4 ou 5 palavras que usa com significado: mamamama (eu), papapapa (o pai), pàpààpàà (comida), caaã (cão), tata (bonecos), e quando aponta e faz "Sheeeee", creio que nos está a mandar calar.

Diz adeus com a mãozinha, manda beijinho (foi esta semana), faz cucu, quando lhe perguntamos: "A Fiona o que é?", ela ri leva o dedo indicador à testa e diz que é maluca.

Eu e o pai estamos exaustos, andamos exauridos, explodimos à minima pressão, mas o nosso laço está mais forte, o nosso abraço mais profundo e a nossa vida muito mais bonita.

Em produção

Estou a aproveitar o fim-de-semana prolongado para pôr a produção em dia.
A encomenda da Truz e os pedidos no blog da loja deixaram-me um bocadinho desfalcada.
Montei a banca de produção em cima da mesa de jantar e não deixem ninguém comer!

quarta-feira

Ana Malta aka Hannah

Merece leitura e visualização atenta, esta minha compincha de copos de Almada e Zambujeira, tanto no seu blog, como aqui.
Já não é uma amadora, é um verdadeiro talento da fotografia, ela é que é muito modesta.
O crédito desta foto é dela, claro!
Às vezes andávamos tão em sintonia, que descobrimos que tinhamos gravado uma cassete exactamente igual: lado A: Ben Harper, Diomonds on the inside, Lado B: Mano Chao, Clandestino.
Amiga só tens um defeito... é seres do FCP!

Na imprensa - Revista Saber Viver


Andava distraída, não me dei conta que já tinha saído, mas hoje no almoço de trabalho com a minha querida Isabel Costa, tive esta boa notícia, sobre a minha primeira notícia Voodoo... na Saber Viver, capa de Abril. Se tudo correr bem esta será a primeira de muitas. A Teresa Ornelas, a directora da revista, gostou muito e decidiu incluir as minhas coisinhas nas sugestões de beleza e imagem.
Obrigado a todas.
Que felicidade!


terça-feira

2 WIP (Work in progress)




Um separador de correspondência que era do Paulo e uma cómoda que ele comprou em 2ª mão, há muito tempo. O primeiro vai ficar achinesado, a segunda vai parecer um móvel da Homes in Heaven! Depois mostro os resultados. A Fiona é a minha consultora criativa, e quis aparecer!

Páscoa


Esta foi uma Páscoa tipica.

quinta-feira

Vamos criar uma corrente de "DAR"



Na minha vida tenho sido agraciada sempre que dou. A minha formação espitritual Reiki assenta exactamente nesta premissa, e para mim tornou-se óbvio, diário e constante. Sempre que dou recebo em dobro ou triplo, às vezes até mais. Sempre que preciso, tenho. E sobretudo confio que este universo está alinhado para o bem.


Foi por isso que, hoje antes de vir para o trabalho, deixei três sacos de roupa no contentor da Humana (já existe um no Monte do Estoril, ao lado do Alisuper) e acabo de me fazer membro da comunidade Freecycle.


A Freecycle existe desde 2003, é uma organização sem fins lucrativos que promove a oferta de coisas que já não usamos, a pessoas que as queiram. Nasceu nas terras do tio Sam, mas hoje já tem agregações de membros em 85 países. É um pouco como voltar aos tempos antigos, da troca por troca e evita que se encham as lixeiras e aterros. Neste caso, diáriamente 500 objectos são desviados de um destino final e ganham novo dono.


Eu, no meu texto de pedido de admissão, escrevi que sou uma acumuladora compulsiva, mas também uma generosa irreflectida... perfil perfeito para fazer parte desta comunidade. Fui aceite de imediato!


Como diz o ditado, o lixo de uns é o luxo de outros.


sexta-feira

Sei que estou a ficar velha


quando passei a pensar nas coisas e a relacioná-las com "no meu tempo"...
e a cantar o "Forever Young", dos Alphaville com todo o pulmão que me resta.

Corridas de estores de plástico, as BMX, o Spectrum que aceitava umas "disquetes" que só entravam ao murro, o caprissone e as bombocas, o cubo mágico e as petazetas, Hula ups e o Calimero, chocolates regina de banana comidos enquanto viamos o Macgyver, o "kiti vém mi buscá", ou os jovens heróis de shaolin.

De facto a geração dos trinta tem esta nostalgia inevitável. O que fazemos com ela?


quinta-feira

Querem os astros


Que esta semana seja uma semana de mudanças:
Fiquei de novo sozinha no meu gabinete, a minha Maria foi.
Em casa tenho empregada nova.
A Cat passou para a sala dos meninos de 1 ano e mudou de educadora.
A cadela passou a passear de trela depois de 2 tentativas graves de fuga.
E eu a gerir a minha aversão natural às mudanças!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails