
segunda-feira
quinta-feira
Aqui está ela
terça-feira
Sto. António
segunda-feira
Nós - nº 4 e nº 5

Enquanto ela rouba as mercearias da despensa!
Eu enquadro-me totalmente na versão chica-esperta: quando saía à noite costumava estacionar o meu fiat uno dentro de uma paragem de autocarros, pertinho da Kapital; a determinada altura da minha vida tinha 37 multas de estacionamento no porta-luvas do carro. Nunca as paguei.
Para o IRS, nunca separei nas facturas de farmácia, as coisas a 5% das de 20%. E aldrabei algumas vezes nos conceitos de energias renováveis!
Já viajei de comboio sem bilhete... mas também já não faço isso há anos.
Já me levantei do restaurante sem pagar, eu e os outros 20 que jantámos juntos.
Desenvolvi formas de cabular altamente macgyverianas! Mais chica-esperta do que eu, só a minha amiga Sandra Leitão que entregava os exames com o botão da camisa escandalosamente aberto!
Conseguia arranjar sempre uma boa desculpa para os meus pais, para os atrasos e estados de pré-coma alcooólico, bem como as faltas ou negativas. Fazia uma carinha tipo o gato das botas no Shreck. Ninguém me resistia.
Mas um Fnacgate... é coisa de malandro. Só tenho pena de não ter sido eu a reparar na lacuna e desfrutar de tanta cultura gratuita!
quarta-feira
De novo mais uma super mulher
Há uns meses falei deste tipo de mulheres que anda por aí e que são verdadeiras heroínas da vida real. Elas deviam ter umas capas compridas e, tal como na banda desenhada, deviam poder voar... porque os super poderes já os têm.
É o caso da minha amiga Mónica, que aliás devia ter incluido logo no primeiro post sobre o tema. O marido tem um cargo importante numa empresa igualmente importante, viaja muito e foi sempre assim. Ela trabalhava como educadora, mas a estabilidade financeira que adveio da progressão profissional do marido permitiu-lhe deixar de trabalhar. Mas esta super mulher, em vez de fazer o óbvio e virar dondoca de Cascais decidiu voltar a estudar. A determinada altura estava a fazer dois cursos: linguagem gestual e terapia da fala, e só tira notas sempre a roçar o 20.
E tem os dois filhos melhor criados de que há memória: a Matilde é uma bonequinha que nem uma mão cheia de anos tem, mas já aprendeu o conceito de diplomacia e o Duarte é serio, delicado e generoso. Ambos usam vocabulário de adultos.
Mas gostava de incluir aqui outra nuance, a do super casal. Os meus amigos Mónica e Daniel são de longe um dos casais mais felizes que já conheci. Dei-me conta disso ao vê-los felizes no meio da festa dos santos populares, entre sardinhas e manjericos, ele a meter conversa com quem quer que lhe passasse a sangria, ela fã da maneira de ser dele. Dei-me conta disso no casamento de uma amiga comum, onde os dois protagonizaram a coreografia de uma música latina, de tal forma coordenados e divertidos que era impossível não alinhar com eles. Dei-me conta disso quando ele fez com as próprias mãos, a prenda que ela pediu, tendo em conta que podia perfeitamente ter pago a alguém para construir o deck da casa.
Ela é super em todos os seus papéis: a mãe, a mulher, a esposa, a estudante, a profissional, a amiga. Que sorte eu tive que o meu caminho se cruzasse com o teu, minha querida.
Hoje inicia-se uma secção de posts que terá a regularidade mensal para falar destas senhoras de capa vermelha invisível.
Sonho de uma noite de verão

Em casa a curtir estes dias de descanso, preparei uma das nossas refeições preferidas: petiscos saudáveis. E para mim Caipirinha, que o Paulo não bebe.
Batatas assadas com dijon
Salada Caprese com sésamo
Tábua de queijos
Frutos do mar em limão e coentros - que não ficou pronto a tempo da foto.
Estás a ver o que perdeste, Maria?! Mas estás perdoada, se eu pudesse e tu me deixasses, também estava sempre a fugir para o alentejo, para a tua casa. Na sexta preparo mais petiscos saudáveis, mas para ti é com vinho tinto!
Deram-me uma relíquia
É uma singer dos anos 20/30. E é linda tal como a Carlota, ex-namorada do meu marido, que conhecendo a minha afeição por antiguidades decidiu oferecer-ma. Mais uma vez a vida mostrou-me que quando pomos em marcha o movimento de dar... recebemos. Eu tinha tido uma semana em que dei, conscientemente, todos os dias, de formas variadas. No fim recebi esta relíquia.
Lisboa, minha amante





Adoro a minha cidade, sou mesmo portuguesinha 100%, alfacinha de gema, natural de arroios. Uma bairrista que viveu toda a vida na linha, nunca vivi na cidade, me confesso é na Almirante Reis que eu me sinto em casa.
Este Santo António encontrei-o na montra de um dos meus restaurantes vegetarianos favoritos, o "Bem-me-Quer" que está remodelado e lindo. É de uma artista invisual, a Maria Paula, formada pela APEDV, que diz que toca o que não vê. Eu diria que ela vê muito mais do que todos nós... vê com o coração.
Fernanda Câncio

Embora tenha sido sempre uma seguidora das suas crónicas e ache brilhante a sua forma de escrita e crítica, ulimamente esta senhora tem-me desiludido enquanto jornalista. É certo que a "crónica" enquanto género jornalisto é livre e pessoal, mas deontologicamente falando acho que seria mais ético para a D. Fernanda começar a assinar as suas crónicas não como jornalista, mas como namorada do primeiro-ministro. Assim não confundiamos ninguém.
Céu Terra

No fim-de-semana passado, a Cat foi de novo ao Dojo do Moinho do Gato, também conhecido por Ten-Chi (Céu terra). O local é de facto um bocadinho de céu aqui neste mundo. Na zona de Varzea de Sintra, o mestre Stobbaerts, a familia e todos os outros mestres (como o meu sogro) e seus alunos que quiseram ajudar, construiram ou participaram contribuindo para aquele espaço. Hoje, aquele é um dos locais mais bonitos que conheço. A Cat adora aquela serenidade e no sábado foi a festa do sol, dia aberto a todos os alunos e amigos que quisessem experimentar as várias práticas. Ali habitualmente pratica-se aikido, tai-chi, tenchi tessen.
Aqui a minha filhota tão bem comportada, por mais de uma hora a ouvir e a bater palminhas durante a apresentação de aveladas peças japonesas tocadas em flautas antigas.
E o voodoo e patine faz aqui o 300º post.
segunda-feira
AVISO!
Durante esta semana estarei sem computador, sem postar, mandar mails ou outra conexão com o mundo.
Desculpem!
Assim nascem uns cortinados
First day in the woods
quinta-feira
O quanto ela ama o papá

e eu também. É o nosso tronco!
O Paulo esteve fora dois dias e foi uma aventura só para sair de casa. Ontem tomei banho com a Cat a olhar para mim aflitissima com o facto da mãe estar nua, molhada e no meio de uma núvem de vapor. Hoje era eu que estava aflita com ela a enfiar coisas pela sanita abaixo.
E sair de saltos com ela, a mochila dela, o portátil e o almoço, sem elevador?! Uma façanha.
Como é que fazem as mulheres sozinhas? Deus nos ajude a ter sempre os maridões por perto.
A minha escrava
Subscrever:
Mensagens (Atom)












