Páginas

sábado

E também não me sai da cabeça...

... que era importante ter uma destas.

O mais recente mustgadget em decoração: uma relaxing sounds machine - grilos, sapos, selva, baleias, passarinhos, cascata, mar... é programavel para desligar-se ao cabo de 30, 60 ou 90 minutos. Para os interessados, compra-se aqui.

Quero uma destas...

Pop Art Toaster. Com 6 placas. No ThisNext.

sexta-feira

É natal outra vez

Acabadinha de chegar, a edição de coleccionador de "o Sexo e a Cidade", foi a prenda para mim própria, por ter sido mamã. Belos serões!

Tal mãe, tal filha


A alegria das minhas manhãs

Descobri há uns dias que as andorinhas finalmente chegaram e fizeram ninho no beiral da minha varanda. Até fiquei comovida! Elas passam as manhãs a entrar e a sair, e povilham as minhas auroras com sons vindos do sul... -sim eu tenho um quê de Mafalda Veiga-.
Só ainda não consegui apanhá-las com a minha objectiva.

emagrecer

Uma das coisas que a minha nutricionista me ensinou foi que para fazer dieta não temos de andar insatisfeitos com o que comemos. Assim, devemos ser criativos e achar novos alimentos ou comidas que engordem menos e nos satisfaçam por completo. É por isso que na consulta de nutrição fazemos uma lista de alimentos de que gostamos e outra de alimentos que odiamos. Devemos perder tempo no supermercado e se possível visitar uma loja gourmet.
A lista de alimentos de que gostamos passa pela aprovação da nutricionista e a dieta é desenhada (e redesenhada quantas vezes forem necessárias) para que a dieta não seja um suplício. Eu já fui encontrando alguns alimentos que não tinha por hábito comer e agora fazem parte do meu menú: Pão com tomate ao pequeno-almoço, iogurte com mel e nozes, 1 taça de melância, gelatina, legumes assados com ervas(cogumelos, beringela, espargos verdes, courgette)... quem disse que a dieta tem de ser um sacrifício?

quarta-feira

escrita em dia

Agora que o meu portátil voltou para as minhas mãos, e com ele todos os exercicios de Escrita Criativa, volto a escrever como se não houvesse amanhã.
Aqui fica o desafio nº1: Escrever uma história só com palavras começadas pela letra C. Sem limite de palavras.

terça-feira

A outra bebé...

A Fiona. Tem agora 9 meses. No ínicio tivémos receio que esta brincalhona (e bruta) não reagisse bem à chegada da Cat. Fizemos o que nos indicaram... o Paulo trouxe uma fralda de pano da maternidade, onde a Catarina tinha dormido e deu-a à Fiona. Ela cheirou intrigada e aceitou o presente. Quando a Catarina chegou a casa e ela viu que "aquela coisa" se mexia... ladrou-lhe e depois, curiosa, cheirou-a toda. A partir daí adoptou-a de tal forma que temos de tirá-la à força do nosso quarto, pois ela insiste em querer dormir de baixo do berço da Cat. É a primeira a levantar-se para ir em socorro da Catarina, quando ela começa a chorar. Passou a ladrar à porta quando ouve algum barulho nas escadas e depois de feito o seu dever, volta para o pé da bebé. E ganhou uma delicadeza que não lhe conheciamos.
Estou tão orgulhosa da minha cadela.

hoje estamos assim...


A dieta continua...

E agora descobri mais um mimo, low fat: Cevada Latte!
É que nestes dias de dieta dei por mim a desejar ter um starbucks perto de casa. Na falta do mesmo, inventei o Cevada latte (pensal + leite magro + adoçante + gelo).
Também desejei o típico bolo de banana, que peço sempre que estou no starbucks, mas para isso não consigo arranjar um substituto que não engorde.
Volto a pesar-me na próxima segunda-feira.

segunda-feira

65 quilos and going down (10 to go)

Fui pesar-me hoje e a dieta tem feito os seus efeitos. Só me portei mal no sábado, porque a minha amiga Rita veio cá casa cozinhar-me umas massas com molho de tomate fresco, manjericão e alecrim... impossível resistir e não repetir. Bom, como já tinha feito o estrago comi pudim e areias com o café. Mas ontem voltei ao regime. Continuo motivada, tanto pelo ponteiro da balança como por todas as minhas roupinhas lindas que ainda não voltaram a servir-me.

sábado

iogurte de mel e nozes

A melhor parte desta dieta... não é lá muito light, mas comido pela manhã dá-me tempo para gastar as calorias. É o meu mimo diário.

Back on my feet again

Também ainda não tinha podido mostrar ao mundo como os meus pés voltaram a ser singelos.

Mini journals

Quando gosto realmente de uma coisa, não consigo comprar apenas uma unidade!

Quantos passos vais dar...

no sentido certo? Quantos caminhos vais conhecer que são os correctos? Que desvios vais fazer sem te aperceberes? Vais subir ou vais descer?
Entra na porta, sai pela janela, corre na poeira, dobra as esquinas e salta as barreiras com um sorriso nos pés.
E dança esta vida, amor.

A colcha de remendos

Ficou acabada uns dias antes da Catarina nascer... mas só agora consigo mostrá-la ao mundo. Ponto por ponto cosida à mão. Uma máquina de costura nova será o próximo investimento, até porque agora quero fazer uma para o meu quarto (tamanho grande) e duas mantinhas para a sala. Se lhe apanho o jeito, até ao Natal faço uma a cada amigo mais chegado.

sexta-feira

Hoje é dia de Sto. António

E este santo sempre me acompanhou. Posso até dizer que já operou alguns milagres. Para além de casamenteiro é o santo das cousas (causas) perdidas. A minha avó materna ensinou-me um responso, que só utilizei em momentos complicados. Tenho realmente fé nele. Nunca me falhou.

Faltam 22 dias para a FIA

É de 05 a 13 de julho, na Fil. O ano passado fui e amei. Quero ver se não perco este ano. Até já negociei com o meu marido... deixo leite suficiente para ele dar à Catarina e vou para lá uma tarde inteira.

quarta-feira

A palavra portuguesa

Sancha Trindade, minha hómonima de apelido, é o rosto da criarte. O projecto coloca a língua portuguesa, através de citações dos maiores nomes portugueses, em t-shirts e blocos de notas. As fotografias são da própria Sancha. Um sucesso.

Guias convida

Já falei deles neste blog, mas agora há mais uma razão para os nomear. Para além dos bairros de Lisboa, os guias convida deram início à edição Cascais/Estoril. Assim já anda por aí um lindo guia, da minha terra. Mais uma vez merece os parabéns pelo grafismo. Bora à procura!

Arte personalizável



A ideia já não é nova e a wonder já existe há algum tempo. Um dos mentores deste projecto, Luís de Barros, o fotógrafo, foi meu professor na universidade... se bem me lembro ele dava a cadeira de Teorias da Cultura. Nesta e noutras cadeiras discutiamos sobretudo a arte, a cópia, o aqui e o agora, a reprodução, o simulacro, a redundância e a entropia. Tenho saudades deste tempo.

Creio que foi ele o responsável por uma obra que deu que falar, que esteve patente no Experimenta design, há uns aninhos, em que se sobrepunha a fotografia da Lili Caneças e da sua filha Rita... à medida que passavamos pela instalação, qual régua da primeira classe, a imagem de uma ia transformando-se na da outra.

Bom, na Wonder, podemos solicitar uma obra de arte com o nosso rosto, ao género Andy Warhol. Ou então escolher um fundo retro e pedir que nos pintem os lábios. As opções são imensas. Também há t-shirts de edição limitada, blocos de notas e de desenho, isqueiros, pin´s, almofadas, carteiras e sacos, martelos, capacetes, etc...

terça-feira

pela vida das palavras



Existe um jogo muito giro chamado "fridge poetry". Tal como o nome indica é a poesia de frigorífico. São 440 palavras com íman, para baralhar na porta do electrodoméstico. Finalmente descobri o site. Lá também encontramos as "stone words"... para o mesmo efeito, mas no jardim.

E encontrei o jogo, realizável na internet, aqui.


Faça um favor a si mesmo e escreva!

O menú de hoje

Pequeno-almoço
café com leite
tapas de creme fraiche, tomate e funcho
1 maçã
Meio da manhã
1 biscoito integral de limão e erva doce
Almoço
Sopa de espinafres
Salada mediterrânea com frutos secos
Lanche
Salada de fruta
Jantar
Sopa
Bacalhau com natas (pouco)
Salada de tomate
Ceia
1 iogurte magro

A vida não vale a pena...

Se não cometermos excessos... uma vez por outra. Aliás eu sempre desconfiei de pessoas austeras e severas consigo próprias. Foi nesta altura, de dieta, que dei por mim a pensar nas coisas que me dão prazer, para além da comida. E fiz uma lista de coisas porque vale a pena viver. E alguns excessos que vale a pena cometer. (A lista não tem nenhuma ordem especial)
Sexo desenfreado.
Livros de crónicas.
Uma tarde nas compras (com plafond ilimitado).
Dar ou receber inicições de Reiki.
Comer uma embalagem de strawberry cheesecake (sozinha, para não ter de partilhar).
Uma saída à noite com as amigas... e respectiva bebedeira.
Viajar e sair do círculo de segurança.
Escrever.
Criar.
Fumar uma ganza sozinha (são as melhores).
Caminhar no meio da serra de sintra e respirar, respirar.
Gastar 250 euros nuns sapatos lindos.
Ou mais de 500 euros na "mala".
Um martini ao fim da tarde.
Rir até doer a barriga, ou melhor, um ataque de riso, perfeitamente despropositado.
Conversas inteligentes... conversar uma noite inteira.
Sexo na praia.
Roubar na loja... só para conhecer a sensação.
Fazer um desporto radical. Surf, por exemplo. Que saudades de fazer surf.
Descobrir.
Fotografar, a toda a hora.
Pregar partidas.
Conduzir, prego a fundo.
Estar no meio do moche, num concerto.
Meter conversa.
(esta lista não está terminada)

segunda-feira

A dieta continua...

os menús do fim-de-semana foram muito similares aos anteriores. Como me foi recomendado tenho "perdido" tempo a preparar a comida, "perdido" tempo a comer, acompanho com música... um ritual. Outras vezes acompanho com leitura (Vogue francesa e Telva espanhola).
Tenho aproveitado para fazer algum exercicio: passear a Fiona todos os dias, o que inclui um pouco de jogging para as duas e, passeios à beira mar, no paredão a empurrar o carrinho da Cat. E os abdominais caseiros, claro!

Os resultados já se vão notando em algumas roupas. Volto a pesar-me na próxima segunda-feira.

sexta-feira

E agora a sonhar


Gostava de ter pendurados na minha sala um Julião Sarmento da série branco; o Beijo do Klimt; Auto-retrato com vestido de veludo da Kahlo; Gilbert and George... qualquer um e uma instalação da Joana Vasconcelos, série F.A.T.


Dream on, baby!

O menú de hoje

Pequeno-almoço
1 iogurte natural com nozes e mel
Meio da manhã
1 biscoito integral
Almoço
Soja em açafrão (o resto)
Lanche
Torrada com pouca manteiga
Sumo de abacaxi com hortelão
à beira mar!
Jantar
Arroz de lulas
Ceia
Chá de Cardomomo e anis estrelado

hoje foi um dia bom

Hoje tive um dia diferente. A minha amiga Maria joão veio buscar-me e fomos as duas passear os nossos bebés à beira mar, no paredão. A Catarina portou-se lindamente. Chegou a casa tomou o banhinho, comeu e dorme como um anjinho. Fez-lhe bem a saída.
E ainda bem que a João me arranca de casa e me dá a maior força. É preciso é amigos que nos põem para cima e não o contrário.
Antes deste passeio fomos ao pediatra: 4,600 quilos, 57 cm e tudo Ok.

o menú de ontem

Pequeno-almoço
Iogurte natural com mel e nozes
Meio da manhã
1 biscoito integral
Almoço
Sopa de legumes
Pão com tomate à espanhola
Lanche
1 banana
Jantar
Salada de soja em açafrão
Ceia
1 torrada com pouca manteiga

quarta-feira

66 quilos (menos 11)



Manhã
1 copo leite

Meio da manhã
1 biscoito integral

Almoço
Salada de atum negro com sésamo e sementes de abóbora.
2 fatias pequenas de pão de girassol

Lanche
1 taça de uvas

Jantar
1 Sopa de cenoura e uma fatia de pão de girassol

Ceia
1 maçã e um biscoito integral
3 litros de água

Comecei oficialmente a minha dieta. Dos 21 quilos que engordei na gravidez, perdi 8 logo a seguir ao parto e mais 3 durante este primeiro mês... sem fazer qualquer dieta ou exercício. Peso agora 66 quilos e conto perder 2 a três quilos por mês.
A minha nutricionista, há um ano atrás, traçou-me um plano, que convinhamos não é fácil de cumprir para uma pessoa que está o dia inteiro em casa. O segredo... de cada vez que tenho vontade de ceder à tentação vou até ao meu closet e olho todas as minhas roupinhas lindas que não me servem!!!
A consulta de nutrição é importante especialmente porque somos acompanhadas com regularidade e porque aprendemos coisas como:

Prato cheio? Só de salada verde
Comer de três em três horas, ou menos.
As refeições devem demorar tempo, nada de comer à pressa.
Os pratos devem estar bem apresentados (os olhos também comem).
Fritos? Sim, sem gordura numa frigedeira anti-aderente.
Atum? Só ao natural.
Hidratos de carbono? Só até às 17 horas.
Fruta? Ou antes da refeição meia-hora ou depois dela 1 hora.
Doces? Sim, uma vez na semana.
Pesar e medir? Uma vez por semana.



segunda-feira

Já passou um mês e três dias

e agora já consigo recordar cada momento daquele dia com outra luz. O momento em que fui mãe.
Ouvia-a antes de a ver e o choro dela ficou automáticamente impresso no meu ouvido. A partir daquele momento conseguia claramente destinguir a minha filha de entre todos os outros choros que povilhavam os corredores do hospital.
O segundo momento que recordo foi quando ma colocaram em cima do meu peito só para eu a poder ver. Os olhinhos dela bateram nos meus e foi o momento mais bonito da minha vida. Deixei de ouvir os médicos e as enfermeiras, os sons metálicos das pinças e das tesouras estavam lá longe. E Ela pareceu-me tão bonita, tão chinesa, tão sujinha e ainda assim tão pura. Senti claramente as minhas hormonas a expandirem-se e a latejar, e mesmo antes de a levarem senti uma responsabilidade tão grande que nunca mais me largou. Naqueles segundos a minha vida fez click e eu percebi a razão de ter vindo a este mundo. Agora tudo isto faz sentido. Agora sim.
O terceiro momento foi quando lhe dei de mamar pela primeira vez, achei-a tão pequenina e tão frágil e depois o Paulo chegou e senti que ele nos vinha salvar, às duas. A felicidade estava conosco e não nos abandonou desde então.
Dito assim até parece que não custa nada, mas é verdade o que dizem... as coisas más nós esquecemo-las rápido.

Sai um bolo de Fubá




A receita encontrei-a no blog Pecados da Gula.

4 ovos
1 chávena de fubá
1 chávena de Farinha
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
1 1/2 chávena de açucar
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de côco ralado

Tudo para dentro da batedeira e depois é só deitar numa forma untada com manteiga e farinha. Vai ao forno 50 minutos a 160º.

E voilá... uma delicia fofa para acompanhar com um café ou chá preto.

Curioso

Há uns minutos dei de caras com um post curioso, já que reflecte um pouco o que se vai fazendo na minha área (comunicação e marketing). Um site alemão que se deu ao trabalho de fotografar as embalagens de 100 produtos, as suas imagens publicitárias e o produto final. O resultado é Fascinante... Como somos enganados!

domingo

Voltei a ouvir...

Yann Tiersen - C'était Ici 2002
Fui vê-lo há uns anos à aula magna... o meu marido levou-me. Está no meu top de concertos vistos. A melhor parte? quando ele parte as cordas do violino, de tanto o levar ao limite.

Tricia Guild

Sempre fui fã dos tecidos e papel de parede da Designers Guild, by Tricia Guild. Quando era pequenina colecionava as páginas da publicidade dela.
Na compra do novo sofá cá para casa (parece que vai ser este mês)... os padrões e formas desta criativa designer vão ser tidos em conta.
Must have... os livros dela: tricia guild: Flower Journal e Tricia Guild: using pattern to create...

Pequeno-almoço de fim-de-semana

Roiboos com leite, scones com passas e cerejas negras.
Leitura: Marie Claire francesa

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails